Alunos e professores do PPGEAN visitam museu

24/10/2018 13:46

No dia 20/10/2018 alunos e professores do PPGEAN juntamente com acadêmicos dos cursos de engenharia Florestal, Agronomia e Medicina Veterinária do Campus de Curitibanos/UFSC realizaram visita a iniciativas e estabelecimentos no município de Seara/SC, que estimulam o cuidado com os ecossistemas agrícolas e naturais.

A atividade contemplou visita ao Museu Entomológico Fritz Plaumann, onde estão mantidos mais de 80 mil exemplares de 17 mil espécies de insetos. Essa coleção é considera única, pois cerca de 80% dos insetos mantidos na coleção não existem mais no ambiente natural, o que nos remete a reflexão sobre as diversas ações antrópicas sobre os ecossistemas.

Adicionalmente foi realizada visitação ao Ecosítio Lindo, que oportuniza vivenciar experiências de agroecologia, além de promover a revalorização da agricultura familiar e do turismo rural. Durante a visita houve apresentação do grupo teatral Meninas Arteiras que de forma lúdica estimulou a reflexão sobre nosso estimulo de produção e consumo.

Finalmente a visita foi finalizada conhecendo uma residência construída a partir de prática da bioconstrução, a qual surpreendeu pela estrutura, mas também pelo resgate da cultura e do estilo de vida baseado na agricultura familiar

Nosso muito obrigada a todos os envolvidos nessa experiência, acreditamos que a educação e cultura não tem espaço somente nos bancos escolares, mas estará presente onde as pessoas dispostas estiverem!