O solo nos ecossistemas agrícolas e naturais

Professores responsáveis: Djalma Eugênio Schmitt
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 h
Número de créditos: 3
Ementa: O solo como componente dos ecossistemas agrícolas e naturais. A formação do solo, sua distribuição na paisagem e as principais classes e distribuição na superfície do planeta. Atributos e os processos dinâmicos do solo nos ecossistemas agrícolas e naturais. A pedosfera como uma interface entre biosfera, atmosfera, hidrosfera e litosfera. Adequabilidade do uso da terra. O solo e sua relação com a mudança climática, disponibilidade hídrica, degradação do solo e tópicos da atualidade.

Bibliografia:
BRADY, N.C.; WEIL, R. R. Elements of the Nature and Properties of Soils: Pearson and International Edition. 3rd. Ed. Prentice Hall, 2009, 624p.
FAO Soils Portal.Food and Agricultural Organization of theUnited Nations. Disponível em: http://www.fao.org/soils-portal/en/
GROTZINGER, J.; JORDAN, T. Understanding of Earth. 6thEd. Freman and Company:New York, 2010, 738p.
LEPSH, I. F. Formação e conservação do solo. 2ª ed. Oficina Textos: São Paulo, 2010, 216p.
RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S.B.; CORRÊA, G.F. Pedologia: base para distinção de ambientes. Viçosa: Neput, 2006. 338p.
UBERTI, A. A. A. Santa Catarina: proposta de divisão territorial em regiões edafoambientais homogêneas.2005. Tese. 202f. (Doutorado em Engenharia Civil) Universidade Federal de Santa Catarina,2005.
LEPSCH, I. (ED.). Manual para Levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991. 175 p. il
KIRKHAM, L. M.B. Principles of soil and water relation. Elsevier: London, 2005, 499p.
OLIVEIRA, G.C. Planejamento do uso da terra e Preservação Ambiental no Estado de Goiás. Lavras: FAEPE/UFLA, 2008. 31p. il.
OLIVEIRA,G.C. Adequabilidade de uso dos solos e preservação ambiental nos cerrados. Lavras: FAEPE/UFLA, 2009. 83 p. il.