Grupos de Pesquisa

Os docentes que atuam no PPGEAN estão envolvidos diretamente em seis Grupos de Pesquisa (GP) presentes no Campus Curitibanos e no Campus sede da UFSC, o que permite suporte acadêmico e científico às linhas de pesquisa propostas. Nesses GP, certificados pela instituição, os docentes realizam atividades e possuem vinculados seus projetos de pesquisa. Os GP estão articulados da seguinte forma:

  • Agricultura Conservacionista

O GP em Agricultura Conservacionista formado em 2013, conta atualmente com oito professores pesquisadores. O grupo atua nas linhas de: Adequabilidade do uso das terras; Manejo conservacionista de recursos naturais; Relações solo-planta-atmosfera e manejo integrado de pragas e doenças. Entre as repercussões dos trabalhos do grupo tem-se: Gerar conhecimentos sobre estratégias de manejo e produção agrícola que propiciem a conservação dos sistemas produtivos. Para tanto, o ambiente agrícola será considerado como um sistema integrado e dinâmico, formado por vários processos que envolvem fluxo de energia e matéria entre o solo, as plantas e a atmosfera. O GP apresenta forte caráter interdisciplinar no que tange a troca entre disciplinas para a investigação de problemas comuns a elas. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Adriana Terumi Itako, João Batista Tolentino Junior, Alexandre ten Caten, Júlia Carina Niemeyer, Carla Eloize Carducci, Leosane Cristina Bosco, Cesar Augusto Marchioro, Karine Louise dos Santos. Para conhecer o site do GP basta clicar aqui.

GP_layout

  • Núcleo de Estudos em Biologia e Manejo de Plantas

O GP Núcleo de Estudos em Biologia e Manejo de Plantas conta atualmente com sete professores pesquisadores. Este grupo atua nas linhas de Bioquímica, fisiologia e manejo vegetal e, Genética e melhoramento de plantas. Repercussões dos trabalhos do grupo: Os interesses do grupo incluem a pesquisa básica na área de fisiologia, bioquímica e genética de plantas demonstrando a sua inter/multidisciplinaridade. Assim como, na geração de conhecimentos científico aplicado na área de fisiologia e melhoramento de espécies de interesse agronômico. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Patrícia Maria Oliveira Pierre Castro, Leocir José Welter e Lírio Luiz Dal Vesco.

GP_layout

  • Ecologia de Ecossistemas

O GP em Ecologia de Ecossistemas, criado no ano de 2013 após a entrada de novos professores conta com seis pesquisadores. O grupo atua nas linhas de pesquisa: Manejo e conservação de fauna e flora, Monitoramento ambiental e análise de risco ecológico, Interações ecológicas e Ecologia florestal. Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo tem por propósito reunir pesquisadores e estudantes interessados em contribuir no fluxo do conhecimento na área de Ecologia, usando ferramentas que possibilitem inferências sobre os processos envolvidos nas relações entre os agentes e repercussões do uso dos recursos em diferentes ecossistemas. As pesquisas, de características interdisciplinares, abrangem a ecologia, inventário e manejo de recursos naturais; conservação de fauna e flora; saúde e monitoramento ambiental e relação homem-ambiente. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Alexandre Siminski, Alexandre Tavela, Cesar Marchioro, Julia Niemeyer, Greicy Conterato e Paulo Cesar Poeta Fermino Junior.

GP_layout

  • Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais

O GP Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais, formado desde 2010, possui atualmente seis pesquisadores. Este grupo visa promover conhecimento sobre diversidade, desenvolvimento e manejo de plantas visando a sua aplicação em estratégias de conservação, melhoramento e uso de espécies agrícolas e florestais. Repercussões dos trabalhos do grupo: Promover conhecimento sobre diversidade, desenvolvimento e manejo de plantas visando a sua aplicação em estratégias de conservação, melhoramento e uso de espécies agrícolas e florestais. A ação do grupo pode ser entendida como transdisciplinar na medida em que integra pesquisas de manejo de recursos florestais, restauração ecológica e SAFs, silvicultura, proteção florestal, tecnologia e utilização de produtos florestais. A partir do ano de sua criação, 41 artigos científicos completos foram publicados. Em 2012, o grupo aprovou quatro projetos em instituições de fomento à pesquisa (FAPESC E CNPq), totalizando o valor de R$ 246.844,42. Alguns dos pesquisadores do grupo estão vinculados ao Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais (CCA/UFSC) e ao Programa de Pós-graduação em Perícias Ambientais (CTC/UFSC). Participam do GP os docentes do PPGEAN: Alexandre Siminski e Karine Louise dos Santos.

GP_layout

  • Recursos Genéticos Vegetais

O GP em Recursos Genéticos Vegetais, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq é coordenado pelo Prof. Miguel P. Guerra e conta também com a participação dos Profs. Mauricio S. dos Reis, Rubens O. Nodari e Lirio Luiz Dal Vesco. Participam também deste GP   outros 13 pesquisadores, 35 estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Esse GP tem focado sua atuação nos seguintes tópicos: a) Avanço no conhecimento da estrutura genética de populações de plantas domesticadas e não domesticadas, visando subsidiar estratégias de coleta, conservação, domesticação, melhoramento e manejo de espécies. b) Caracterização genética por meio de marcadores moleculares visando aprofundar o conhecimento da estrutura genética de populações e subsidiar programas de coleta, conservação, manejo e melhoramento genético. c) Construção de mapas genéticos de espécies de importância econômica e ecológica para o Sul do Brasil, como instrumento de seleção indireta e conhecimento da organização da variabilidade genética. d) Geração de populações segregantes. e) Coleta, micropropagação massal, melhoramento e conservação de plantas f) Estabelecimento de protocolos regenerativos in vitro para a conserrvação e propagação de espécies-alvo.

GP_layout

  • Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais

Grupo de pesquisa em Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais da UFSC, que possui mais de 30 anos de pesquisas na área florestal, com foco em projetos relacionados a formações florestais secundárias, política florestal e restauração ambiental. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Maurício dos Reis e Alexandre Siminski.

GP_layout