Produção e entrega da dissertação

Procedimentos administrativos para a realização da defesa e entrega da dissertação de mestrado no PPGEAN

Etapa

Responsável

Onde (Setor)

Procedimento

1- Formatação do trabalho Mestrando Formatar o trabalho utilizando o template para dissertações, disponibilizado pela Biblioteca Universitária da UFSC, em https://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/.
2- Antes da defesa (preparativos). Mestrando/Orientador (Presidente da banca) Secretaria Integrada de Departamentos (ramal 4166) Agendar sala.
Secretaria PPGEAN (ramal 6273) I- Entregar solicitação para composição de banca para defesa de dissertação.

II- Entregar formulário para cadastro de membro externo no CAPG (para professores/pesquisadores que não trabalham na UFSC).

3- Após a defesa.  Presidente da banca  Secretaria PPGEAN (ramal 6273) I- Entregar ata da sessão de defesa, conforme minuta enviada pela Secretaria.
 4- Após a conclusão da versão final da dissertação Mestrando Com o seu orientador Coletar assinatura digital do orientador na folha de certificação da versão final do trabalho de conclusão.

Observações:

1.  O certificado para assinatura digital pode ser obtido pelo gov.br ou pelo https://e.ufsc.br/; e
  2. A folha de certificação já faz parte do template disponibilizado pela BU/UFSC.
Coordenação do PPGEAN Coletar assinatura digital do Coordenador do PPGEAN na folha de certificação da versão final do trabalho de conclusão.

Observações:

1. O certificado para assinatura digital pode ser obtido pelo gov.br ou pelo https://e.ufsc.br/; e
  2. A folha de certificação já faz parte do template disponibilizado pela BU/UFSC.
 5- Após a coleta das assinaturas do orientador e do coordenador do PPGEAN.  Mestrando  Secretaria PPGEAN (ramal 6273) I- Entregar cópia eletrônica (pdf) da versão final da dissertação (a mesma que será entregue à Biblioteca da UFSC).

II- Entregar um arquivo de texto (preferencialmente do Word) contendo as seguintes informações:

1. Título da dissertação (conforme aprovado pela Banca de defesa);
  2. Resumo;
  3. Palavras-chave;
  4. Abstract (resumo em Inglês);
  5. Keywords (palavras-chave em Inglês);
  6. Nome do projeto de pesquisa ao qual a dissertação está vinculada (quando for o caso);
  7. Financiador – Programa de fomento (quando for o caso);
  8. Número de meses do financiamento (quando for o caso);
  9. Informações sobre atividades profissionais futuras (quando o egresso tiver esta informação):

a) Tipo de vínculo empregatício: informar se é CLT, Servidor Público, Aposentado, Colaborador ou Bolsa de Fixação;

b) Tipo de instituição: informar se é Empresa pública ou estatal, Empresa privada, Outros ou Instituição de Ensino e Pesquisa;

c) Expectativa de atuação: Ensino e Pesquisa, Pesquisa, Empresas, Profissional Autônomo ou Outros.

Observação: Por favor, antes de enviar a sua dissertação para o repositório institucional da UFSC, aguarde que a Secretaria do PPGEAN informe que o seu trabalho foi cadastrado corretamente no CAPG.

6- Após o registro da defesa no CAPG.  Mestrando  Biblioteca Universitária (ramal 4169) I- Submeter o depósito da dissertação à Biblioteca Universitária da UFSC, por meio do Portal de Atendimento Institucional (Serviço: Entrega de tese e dissertação>Entrega).

(Conferir exigências da Biblioteca e da PROPG: Procedimentos da BU2 e Resolução NORMATIVA nº 46/2019/CPG3)

II- Solicitar comprovante de ausência de débitos com a Biblioteca Universitária.

7- Após a aceitação da dissertação no repositório da UFSC, por parte da Biblioteca Universitária.   Mestrando  Secretaria PPGEAN (ramal 6273) Solicitar confecção do diploma apresentando os seguintes documentos:

1. Requerimento (fornecido pela Secretaria);
2. Histórico Escolar (fornecido pela Secretaria);
3. Ata da defesa (fornecido pelo presidente da banca);
4. Certidão de nascimento atualizada ou Casamento atualizada (fotocópia autenticada ou simples com apresentação da original);
5. Carteira de identidade (fotocópia autenticada ou simples com apresentação da original);
6. Diploma de graduação ou mestrado (fotocópia autenticada ou simples com apresentação da original).

Abaixo seguem os documentos e memorandos com orientações para a produção e entrega da dissertação:

Composição da banca e agendamento da defesa:

Documentos para o dia da defesa:

Documentos e recomendações da Biblioteca para entrega da versão final da dissertação:

1. ORIENTAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE CERTIFICADO DIGITAL E INCLUSÃO DA ASSINATURA DIGITAL NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO
  2. Procedimentos para depósito de Trabalhos de Conclusão de Curso em nível de mestrado e doutorado
  3. Resolução NORMATIVA nº 46/2019/CPG
  4. Memorando PROPG 29_2013
  5. Ofício Circular N.º 46-2019-PROPG – dispensa a necessidade do comprovante de entrega da versão final
  6. Link para a página sobre normalização de trabalhos acadêmicos, contendo templates para elaboração da dissertação no novo formato.
  7. Resolução Normativa n.º 20/CC, de 21/03/2019 – revoga a cobrança da multa por atraso na entrega da versão final.