Proficiência em Inglês

Proficiência e equivalência em Inglês

O regimento do programa estabelece que:

Será exigida proficiência em uma língua estrangeira, devendo essa proficiência ser comprovada no ato da primeira matrícula ou ao longo do primeiro ano no curso de mestrado em Ecossistemas Agrícolas e Naturais, conforme estabelecido no edital de seleção.
§ 1.º Para o Mestrado será exigida proficiência em inglês.
§ 2.º A proficiência em línguas estrangeiras não gera direito a créditos no Programa.
§ 3.º Os alunos estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais
deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa, no prazo de um ano.

Equivalência

O mestrando pode ser declarado como proficiente em inglês em um teste de equivalência com a pontuação do TOEFL. De acordo com o Memorando Circular nº32/2014/PROPG, o estudante deverá obter, no mínimo, 47 pontos na parte de leitura do TOEFL ITP. O mestrando interessado em fazer a equivalência com o TOEFL deverá entregar na secretaria do PPGEAN o formulário devidamente preenchido, juntamente com uma cópia e o documento original contendo o resultado do TOEFL.

Prova de proficiência

O PPGEAN aplica a prova de proficiência em inglês uma vez por semestre no Campus de Curitibanos. A prova é desenvolvida pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE) da UFSC Campus Florianópolis. Caso o discente deseje, é possível fazer o teste de proficiência em Florianópolis toda sexta-feira. A inscrição para a realização da prova em Curitibanos obedecerá edital lançado próximo ao final de cada semestre.  A inscrição para a prova realizada em Florianópolis pode ser feita clicando neste link.

Edital para prova de proficiência 2016-2