Docente PPGEAN realiza publicação sobre novas técnicas para a caracterização do solo

30/06/2020 10:02

O professor Alexandre ten Caten <https://www.researchgate.net/profile/Alexandre_Caten> do Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas da UFSC campus de Curitibanos é co-autor do trabalho When does stratification of a subtropical soil spectral library improve predictions of soil organic carbon content? Moura-Bueno et al. (2020), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, Embrapa Solos e Universidade da Florida. A publicação foi realizada na revista Science of The Total Environment (IF 5,589) um importante periódico científico da área de ciências ambientais.

O trabalhou contou com o financiamento da FAPESC (termo de outorga nº 2012000094), através do qual foram coletadas e analisadas 565 amostras de solo em 104 locais da região Serrana de Santa Catarina. Estes dados foram agrupados com outras 2000 amostras de solos, dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para a avaliação de uma estratégia de divisão do conjunto de dados que possibilitasse aumentar o potencial de determinação do conteúdo de carbono orgânico do solo por espectroradiometria.

A técnica de espectroradiometria utiliza da interação entre a radiação eletromagnética da região do visível, como a percebida pelos nossos olhos, aliada à radiação da região do infravermelho, a qual não percebemos. Ao todo são utilizados os comprimentos de onda de 350 a 2500nm (1nm = 1m/1.000.000.000). A energia refletida pelo solo, denominada de reflectância, é processada para a extração de informações que possam auxiliar a caracterização do solo. Modelos estatísticos e matemáticos são então aplicados para a filtragem e predição dos teores de carbono orgânico do solo, como foi realizado na publicação.

A espectroradiometria constitui parte do que é mundialmente conhecido como o Sensoriamento Proximal do Solo. No sensoriamento proximal diferentes regiões do espectro eletromagnético são analisadas, por diferentes equipamentos, para a inferência (modelagem) de propriedades do solo. Em virtude de apenas utilizar a radiação refletida pelo solo, e nenhum reagente químico durante a leitura dos dados, o sensoriamento proximal tem ganhado espaço como uma técnica rápida, barata e sem a produção de resíduos no meio ambiente como ocorre com as técnicas convencionais. Técnicas de sensoriamento proximal tem o potencial de, futuramente, equiparem as máquinas agrícolas e de realizarem a caracterização do solo em tempo real, ou seja, na medida em que o maquinário é utilizado no campo.

Técnicas de sensoriamento proximal já vem sendo utilizadas em alguns laboratórios pelo mundo como é o caso de análise de solos já realizadas no Serviço de Informação de Solos para África (AfSIS), Instituto Internacional de Pesquisa em Agroflorestas (ICRAF), Organização de Ciência e Pesquisa Industrial da Austrália (CSIRO), Sistema de Informações de Solos da Etiópia (EthioSIS). No Brasil o Programa Brasileiro de Análise de Solo via Espectroscopia demonstrou a viabilidade da aplicação desta técnica, em escala nacional, com a divulgação da Biblioteca Espectral de Solos do Brasil (Demattê et al., 2019).

O grupo de pesquisa, e as parcerias com as quais o professor ten Caten atua têm realizado importantes contribuições científicas nacionais e internacionais, além de possibilitar a formação de estudantes no nível de graduação, mestrandos e doutorandos. Essa formação de pessoal capacitado, e com olhar crítico para as novas potencialidades de uma Agricultura 4.0, será crucial para o sucesso da agricultura frente aos enormes desafios já em nosso horizonte.

A publicação pode ser acessada (até 18 de Agosto) no seguinte link < https://authors.elsevier.com/a/1bJeF_17GgHqs7 >. Posteriormente o acesso pode ser feito pelo sistema de VPN UFSC e o Portal de Periódicos Capes.