Estudo de Mestranda do PPGEAN comprova a formação de oósporos de P. viticola no Brasil

19/07/2021 14:08

O artigo intitulado “First report of oospore formation in Plasmopara viticola, the causal agent of grapevine downy mildew, in highland regions of southern Brazil”, foi recém publicado na revista Plant Pathology.

Neste artigo estão os principais resultados obtidos durante o mestrado da Camila Bitencourt, realizado no PPGEAN sob a orientação dos professores Dr. Leocir J. Welter e Dra. Patrícia M. O. Pierre.

Este é o primeiro estudo científico que comprova a formação de oósporos de P. viticola no Brasil. Os resultados apresentados neste estudo fornecem uma base sólida para novos estudos sobre o míldio da videira no Brasil, podendo contribuir com os programas de melhoramento genético da videira, métodos de gerenciamento de doenças e modelo de previsão de doenças.

Além dos professores da UFSC Curitibanos, este trabalho conta com a parceira da Epagri – São Joaquim (EESJ), Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU/FUMDES) e o Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME/UFSC).

DOI: https://doi.org/10.1111/ppa.13431

Comments