1° Roteiro Técnico sobre a cultura do gladíolo na UFSC Curitibanos

18/05/2017 16:58

No dia 11/05/2017 foi realizado o 1° Roteiro Técnico sobre a cultura do gladíolo em Curitibanos coordenado pela professora do PPGEAN, Leosane C. Bosco, suas orientadas de mestrado, Luciane T. Stanck e Melina I. Bonatto, e de iniciação científica, Bruna M. da Silva e Dislaine Becker. Além desse grupo estiveram envolvidos na organização os professores da UFSC, João Batista Tolentino Jr.e Elis Bocioni e integrantes da equipe PhenoGlad da UFSM.

Nesse evento, foram expostos resultados de pesquisa, do grupo de Agrometeorologia da UFSC de Curitibanos e da UFSM de Santa Maria, para profissionais da área de agronomia, extensionistas da Epagri, técnicos, integrantes das secretarias de Agricultura de Curitibanos e Frei Rogério, agricultores, professores e acadêmicos. O evento proporcionou integração entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a envolver professores e estudantes de graduação e pós-graduação na realização do evento.

O Roteiro Técnico foi realizado em duas partes, uma teórica, com palestra sobre o cultivo do gladíolo e uma parte prática, realizada na área experimental, subdividida em cinco estações: Plantio de bulbos de gladíolo, Práticas de manejo, Pragas e doenças, Colheita das hastes florais e Custos de produção. Nestas cinco estações, estudantes e professores da UFSC-Curitibanos e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrantes da equipe PhenoGlad, apresentaram aos visitantes várias técnicas de manejo desde o plantio até a comercialização.

Maiores informações poderão ser acessadas no site cropmodels, na página do grupo no Facebook e em matéria veiculada na rádio movimento.