O PPGEAN

O Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais  (PPGEAN) da UFSC iniciou suas atividades no segundo semestre de 2016. O PPGEAN é reconhecido pela CAPES na área de Ciências Agrárias I, com a área de concentração “Manejo e Conservação de Ecossistemas Agrícolas e Naturais” O programa busca realizar pesquisas básicas e aplicadas dirigidas aos ecossistemas agrícolas e naturais com foco na manutenção da biodiversidade, na avaliação de impactos ambientais e na conservação do solo, recursos hídricos, vegetais, animais e microbianos.

Em sua área de concentração, o programa busca compreender as relações antrópicas e a biodiversidade, considerando os processos da interação permanente entre o meio físico, os recursos genéticos, os sistemas de gestão e práticas utilizadas por populações culturalmente diversas. Tal abordagem holística possibilita um melhor entendimento das complexidades, com o intuito de propor alternativas para a sustentabilidade dos sistemas de produção. O programa reconhece a importância das interações entre esses ecossistemas e a necessidade de formar profissionais capazes de avaliar, planejar e gerenciar os sistemas naturais e agrícolas no âmbito da conservação dos recursos como parte integrante da estratégia produtiva.

O pressuposto defendido no PPGEAN considera a conservação dos ecossistemas naturais como parte integrante das estratégias produtivas. Este conceito é defendido no preâmbulo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) “Conscientes de que a conservação e a utilização sustentável da diversidade biológica é de importância absoluta para atender as necessidades de alimentação, de saúde e de outra natureza da crescente população mundial, o acesso e a repartição de recursos genéticos e tecnologia são essenciais”.

Nesse contexto, o PPGEAN visa formar recursos humanos qualificados em Ciências Agrárias, capazes de sistematizar, gerar e compartilhar conhecimento científico e tecnológico relativos aos sistemas produtivos agrícolas inseridos em um mosaico de paisagens culturais e naturais, denominado de ecossistemas agrícolas, considerando sua interdependência e indissociabilidade dos ecossistemas naturais.