Convite para aula inaugural

14/03/2018 09:35

O PPPG Ecossistemas Agrícolas e Naturais convida para a Aula Inaugural das atividades da turma de ingressantes 2018/1. O título da aula será “”Blade Runner 2049 Catarinense: os agricultores conseguirão se adaptar às mudanças climáticas?“”, e será proferida pelo professor Sandro Luis Schlindwein. O professor Sandro é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e suas principais áreas de interesse incluem adaptação à mudança climática, dinâmica de sistemas social-ecológicos e a adoção de pensamento sistêmico-cibernético para lidar com situações de complexidade.

O professor irá buscar explorar causas e consequências das mudanças climáticas para o nível local (Catarinense), visto que elas ocorrem, em maior ou menor magnitude, em todo o globo – inclusive em SC. E as intervenções da agricultura influenciam e são influenciadas marcadamente pelo clima. Neste contexto, os agricultores têm uma forte relação com as mudanças climáticas.

Ainda, o PPGEAN tem como temática alvo os Ecossistemas Agrícolas e Naturais, e acredita-se que fazer Ciência é parte importante de nossa resiliência às mudanças climáticas – mas qual seria essa ciência?

Além disso, as pessoas têm acesso à informação nos maios variados níveis (devido a sua formação, renda, cultura, e idade), e isso impacta em acesso à tecnologia e como as mesmas irão reagir (conseguirão se adaptar) às mudanças do clima.

As artes como a literatura, pintura, cinema (Blade Runner 2049) podem ajudar a despertar interesse e quebrar barreiras. O filme em questão traz inúmeros aspectos e consequências das mudanças climáticas nos locais onde o filme transcorre.

A aula inaugural irá ocorrer em 06/04 as 13:30 no auditório do Centro de Ciências Rurais – Campus de Curitibanos.

Comments