Grupos de Pesquisa
Os docentes que atuam no PPGEAN estão envolvidos diretamente em sete Grupos de Pesquisa (GP) presentes no Campus Curitibanos e no Campus sede da UFSC, o que permite suporte acadêmico e científico às linhas de pesquisa propostas. Nesses GP, certificados pela instituição, os docentes realizam atividades e possuem vinculados seus projetos de pesquisa. Os GP estão articulados da seguinte forma:
- Agricultura Conservacionista
O grupo atua nas linhas de: Adequabilidade do uso das terras; Manejo conservacionista de recursos naturais; Relações solo-planta-atmosfera e manejo integrado de pragas e doenças. Entre as repercussões dos trabalhos do grupo tem-se: Gerar conhecimentos sobre estratégias de manejo e produção agrícola que propiciem a conservação dos sistemas produtivos. Para tanto, o ambiente agrícola será considerado como um sistema integrado e dinâmico, formado por vários processos que envolvem fluxo de energia e matéria entre o solo, as plantas e a atmosfera. O GP apresenta forte caráter interdisciplinar no que tange a troca entre disciplinas para a investigação de problemas comuns a elas. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Adriana Terumi Itako, João Batista Tolentino Junior, Alexandre ten Caten, Júlia Carina Niemeyer, Carla Eloize Carducci, Leosane Cristina Bosco, Cesar Augusto Marchioro, Karine Louise dos Santos. Para conhecer o site do GP basta clicar aqui.
- Núcleo de Estudos em Biologia e Manejo de Plantas
O GP atua nas linhas de Bioquímica, fisiologia e manejo vegetal e, Genética e melhoramento de plantas. Repercussões dos trabalhos do grupo: Os interesses do grupo incluem a pesquisa básica na área de fisiologia, bioquímica e genética de plantas demonstrando a sua inter/multidisciplinaridade. Assim como, na geração de conhecimentos científico aplicado na área de fisiologia e melhoramento de espécies de interesse agronômico. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Patrícia Maria Oliveira Pierre Castro, Leocir José Welter e Lírio Luiz Dal Vesco.
- Ecologia de Ecossistemas
O GP atua nas linhas de pesquisa: Manejo e conservação de fauna e flora, Monitoramento ambiental e análise de risco ecológico, Interações ecológicas e Ecologia florestal. Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo tem por propósito reunir pesquisadores e estudantes interessados em contribuir no fluxo do conhecimento na área de Ecologia, usando ferramentas que possibilitem inferências sobre os processos envolvidos nas relações entre os agentes e repercussões do uso dos recursos em diferentes ecossistemas. As pesquisas, de características interdisciplinares, abrangem a ecologia, inventário e manejo de recursos naturais; conservação de fauna e flora; saúde e monitoramento ambiental e relação homem-ambiente. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Alexandre Siminski, Alexandre Tavela, Cesar Marchioro, Julia Niemeyer, Greicy Conterato e Paulo Cesar Poeta Fermino Junior.
Veja as atividades desse grupo de pesquisa no
- Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais
O GP visa promover conhecimento sobre diversidade, desenvolvimento e manejo de plantas visando a sua aplicação em estratégias de conservação, melhoramento e uso de espécies agrícolas e florestais. Repercussões dos trabalhos do grupo: Promover conhecimento sobre diversidade, desenvolvimento e manejo de plantas visando a sua aplicação em estratégias de conservação, melhoramento e uso de espécies agrícolas e florestais. A ação do grupo pode ser entendida como transdisciplinar na medida em que integra pesquisas de manejo de recursos florestais, restauração ecológica e SAFs, silvicultura, proteção florestal, tecnologia e utilização de produtos florestais. A partir do ano de sua criação, 41 artigos científicos completos foram publicados. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Alexandre Siminski e Karine Louise dos Santos.
Veja as atividades desse grupo de pesquisa no
- Recursos Genéticos Vegetais
O GP tem focado sua atuação nos seguintes tópicos: a) Avanço no conhecimento da estrutura genética de populações de plantas domesticadas e não domesticadas, visando subsidiar estratégias de coleta, conservação, domesticação, melhoramento e manejo de espécies. b) Caracterização genética por meio de marcadores moleculares visando aprofundar o conhecimento da estrutura genética de populações e subsidiar programas de coleta, conservação, manejo e melhoramento genético. c) Construção de mapas genéticos de espécies de importância econômica e ecológica para o Sul do Brasil, como instrumento de seleção indireta e conhecimento da organização da variabilidade genética. d) Geração de populações segregantes. e) Coleta, micropropagação massal, melhoramento e conservação de plantas f) Estabelecimento de protocolos regenerativos in vitro para a conservação e propagação de espécies-alvo.
- Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais
Grupo de pesquisa em Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais da UFSC, que possui mais de 30 anos de pesquisas na área florestal, com foco em projetos relacionados a formações florestais secundárias, política florestal e restauração ambiental. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Maurício dos Reis e Alexandre Siminski.
Núcleo dedicado ao estudo das inter relações entre populações humanas e recursos agrícolas e naturais, com vistas a embasar ações de pesquisa e extensão que promovam a conservação e restauração de ecossistemas; bem como a prática de sistemas biodiversos de produção. O GP tem como linhas de pesquisa: a) Agrofloresta e ecologia da restauração; b) Etnobotânica e Conservação On Farm. Site: https://nesbio.ufsc.br/
Veja as atividades desse grupo de pesquisa no
- NEUVIN- Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho
O NEUVIN gera conhecimento científico e forma profissionais qualificados atuantes na vitivinicultura brasileira. O objetivo é a busca constante no aprofundamento científico dos principais tópicos que determinam a qualidade da uva e do vinho, relacionados ao melhoramento genético, fisiologia do desenvolvimento e manejo (clima, solo e prática) na qualidade do vinho. Atualmente a prioridade está focada no desenvolvimento de variedades resistentes a doenças, tecnologias de produção de qualidade “savoir-faire” e qualidade de vinhos e espumantes. Os trabalhos são feitos por docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC em parceria com EPAGRI e com instituições Européias: Fundação Edmundo Mach – FEM (Trento-Itália), CIRAD e INRA Montpellier (França) e o Julius Kühn-Institut – JKI (Geilweilerhof, Alemanha). Site: https://neuvin.ufsc.br/