Grupos de Pesquisa

Os docentes que atuam no PPGEAN estão envolvidos diretamente em sete Grupos de Pesquisa (GP) presentes no Campus Curitibanos e no Campus sede da UFSC, o que permite suporte acadêmico e científico às linhas de pesquisa propostas. Nesses GP, certificados pela instituição, os docentes realizam atividades e possuem vinculados seus projetos de pesquisa. Os GP estão articulados da seguinte forma:

  • Agricultura Conservacionista

GP_layoutO grupo atua nas linhas de: Adequabilidade do uso das terras; Manejo conservacionista de recursos naturais; Relações solo-planta-atmosfera e manejo integrado de pragas e doenças. Entre as repercussões dos trabalhos do grupo tem-se: Gerar conhecimentos sobre estratégias de manejo e produção agrícola que propiciem a conservação dos sistemas produtivos. Para tanto, o ambiente agrícola será considerado como um sistema integrado e dinâmico, formado por vários processos que envolvem fluxo de energia e matéria entre o solo, as plantas e a atmosfera. O GP apresenta forte caráter interdisciplinar no que tange a troca entre disciplinas para a investigação de problemas comuns a elas. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Adriana Terumi Itako, João Batista Tolentino Junior, Alexandre ten Caten, Júlia Carina Niemeyer, Carla Eloize Carducci, Leosane Cristina Bosco, Cesar Augusto Marchioro, Karine Louise dos Santos. Para conhecer o site do GP basta clicar aqui.

  • Núcleo de Estudos em Biologia e Manejo de Plantas

GP_layoutO GP  atua nas linhas de Bioquímica, fisiologia e manejo vegetal e, Genética e melhoramento de plantas. Repercussões dos trabalhos do grupo: Os interesses do grupo incluem a pesquisa básica na área de fisiologia, bioquímica e genética de plantas demonstrando a sua inter/multidisciplinaridade. Assim como, na geração de conhecimentos científico aplicado na área de fisiologia e melhoramento de espécies de interesse agronômico. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Patrícia Maria Oliveira Pierre Castro, Leocir José Welter e Lírio Luiz Dal Vesco.

  • Ecologia de Ecossistemas

GP_layoutO GP atua nas linhas de pesquisa: Manejo e conservação de fauna e flora, Monitoramento ambiental e análise de risco ecológico, Interações ecológicas e Ecologia florestal. Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo tem por propósito reunir pesquisadores e estudantes interessados em contribuir no fluxo do conhecimento na área de Ecologia, usando ferramentas que possibilitem inferências sobre os processos envolvidos nas relações entre os agentes e repercussões do uso dos recursos em diferentes ecossistemas. As pesquisas, de características interdisciplinares, abrangem a ecologia, inventário e manejo de recursos naturais; conservação de fauna e flora; saúde e monitoramento ambiental e relação homem-ambiente. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Alexandre Siminski, Alexandre Tavela, Cesar Marchioro, Julia Niemeyer, Greicy Conterato e Paulo Cesar Poeta Fermino Junior.

Veja as atividades desse grupo de pesquisa no 

  • Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais

GP_layoutO GP  visa promover conhecimento sobre diversidade, desenvolvimento e manejo de plantas visando a sua aplicação em estratégias de conservação, melhoramento e uso de espécies agrícolas e florestais. Repercussões dos trabalhos do grupo: Promover conhecimento sobre diversidade, desenvolvimento e manejo de plantas visando a sua aplicação em estratégias de conservação, melhoramento e uso de espécies agrícolas e florestais. A ação do grupo pode ser entendida como transdisciplinar na medida em que integra pesquisas de manejo de recursos florestais, restauração ecológica e SAFs, silvicultura, proteção florestal, tecnologia e utilização de produtos florestais. A partir do ano de sua criação, 41 artigos científicos completos foram publicados. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Alexandre Siminski e Karine Louise dos Santos.

Veja as atividades desse grupo de pesquisa no 

  • Recursos Genéticos Vegetais

GP_layoutO GP tem focado sua atuação nos seguintes tópicos: a) Avanço no conhecimento da estrutura genética de populações de plantas domesticadas e não domesticadas, visando subsidiar estratégias de coleta, conservação, domesticação, melhoramento e manejo de espécies. b) Caracterização genética por meio de marcadores moleculares visando aprofundar o conhecimento da estrutura genética de populações e subsidiar programas de coleta, conservação, manejo e melhoramento genético. c) Construção de mapas genéticos de espécies de importância econômica e ecológica para o Sul do Brasil, como instrumento de seleção indireta e conhecimento da organização da variabilidade genética. d) Geração de populações segregantes. e) Coleta, micropropagação massal, melhoramento e conservação de plantas f) Estabelecimento de protocolos regenerativos in vitro para a conservação e propagação de espécies-alvo.

  • Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais

GP_layoutGrupo de pesquisa em Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais da UFSC, que possui mais de 30 anos de pesquisas na área florestal, com foco em projetos relacionados a formações florestais secundárias, política florestal e restauração ambiental. Participam do GP os docentes do PPGEAN: Maurício dos Reis e Alexandre Siminski.

  • NESBIO – Núcleo de Estudos em SócioAgroBiodiversidade  Núcleo de Estudos em SócioAgroBiodiversidade

Núcleo dedicado ao estudo das inter relações entre populações humanas e recursos agrícolas e naturais, com vistas a embasar ações de pesquisa e extensão que promovam a conservação e restauração de ecossistemas; bem como a prática de sistemas biodiversos de produção. O GP tem como linhas de pesquisa: a) Agrofloresta e ecologia da restauração; b) Etnobotânica e Conservação On Farm. Site: https://nesbio.ufsc.br/

Veja as atividades desse grupo de pesquisa no 

  • NEUVIN- Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho

Núcleo de Estudos em SócioAgroBiodiversidadeO NEUVIN gera conhecimento científico e forma profissionais qualificados atuantes na vitivinicultura brasileira. O objetivo é a busca constante no aprofundamento científico dos principais tópicos que determinam a qualidade da uva e do vinho, relacionados ao melhoramento genético, fisiologia do desenvolvimento e manejo (clima, solo e prática) na qualidade do vinho. Atualmente a prioridade está focada no desenvolvimento de variedades resistentes a doenças, tecnologias de produção de qualidade “savoir-faire” e qualidade de vinhos e espumantes. Os trabalhos são feitos por docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC em parceria com EPAGRI e com instituições Européias: Fundação Edmundo Mach – FEM (Trento-Itália), CIRAD e INRA Montpellier (França) e o Julius Kühn-Institut – JKI (Geilweilerhof, Alemanha). Site: https://neuvin.ufsc.br/

Veja as atividades desse grupo de pesquisa no