Conceito CAPES

O PPGEAN é recomendado pela CAPES e, atualmente tem Conceito 3, atribuído pela sua aprovação na modalidade Mestrado Acadêmico stricto sensu na Área Ciências Agrárias I.

A atribuição de conceito é realizada quadrienalmente em diversas áreas do conhecimento.  O PPGEAN está inserido na área de Ciências Agrárias I e desde seu início em 2016, não foi avaliado no âmbito quadrienal. Dessa forma, o Conceito 3 foi atribuído ao PPGEAN no ato de sua regulamentação, representando a sua aprovação, mas não sua qualificação plena. Em 2021, o PPGEAN será incluído pela primeira vez na avaliação quadrienal (2017-2020) dos cursos de pós-graduação brasileira.

Os conceitos existentes na Capes para programas de Pós-Graduação somente com nível de Mestrado são: 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom).

A CAPES é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação, que  desempenha funções para expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Dentre as linhas de ação da Capes, está a avaliação da pós-graduação stricto sensu.

A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação é orientada pela Diretoria de Avaliação e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores ad hoc. Os objetivos da avaliação  são a Certificação da qualidade da pós-graduação e a identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no Brasil.

Mais detalhes sobre a avaliação da pós-graduação acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao