(Português do Brasil) Guilherme Alves Ramos

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Título do projeto de dissertação: Avaliação da Ecotoxicidade de Diferentes Sistemas de Uso do Solo para Mesofauna Edáfica nos Biomas da Mata Atlântica e Cerrado

Resumo: O solo é formado por materiais minerais e orgânicos, sendo constituído por partes sólidas, líquidas e gasosas. Além disso, é crucial para os serviços ambientais e ecossistêmicos. Serve como substrato para plantas e abriga organismos da fauna do solo, que desempenham funções ecológicas essenciais. Entre esses organismos, estão os enquitreídeos e os colêmbolos, representantes da mesofauna edáfica, que são importantes devido às suas funções ecológicas no solo, como ciclagem de nutrientes e fragmentação da matéria orgânica. Ambos são indicadores da saúde do solo, permitindo avaliar como os sistemas de uso e as condições do solo afetam esses organismos. O projeto tem como objetivo geral avaliar aspectos da saúde do solo em áreas pré-selecionadas em dois biomas brasileiros (Mata Atlântica e Cerrado), visando determinar a ecotoxicidade para colêmbolos e enquitreídeos e determinar a comunidade de enquitreídeos. As hipóteses são: o sistema de plantio direto promove positivamente a mesofauna edáfica em comparação com áreas mal manejadas, e os resíduos de pesticidas e o manejo do solo afetam a mesofauna edáfica. O estudo investigará a diversidade e a abundância das comunidades de enquitreídeos e avaliará, através de ensaios ecotoxicológicos de reprodução com colêmbolos e enquitreídeos, a ecotoxicidade de resíduos de pesticidas em diferentes sistemas de uso do solo, incluindo o Sistema de Plantio Direto (SPD), áreas mal manejadas e vegetação nativa. A metodologia inclui a coleta de solos em cada sistema de uso para análise das comunidades de enquitreídeos, ensaios ecotoxicológicos, determinação de resíduos de pesticidas por cromatografia gasosa e análise de atributos físicos e químicos do solo. Os enquitreídeos serão identificados até o nível de gênero e serão realizados índices de diversidade, como Shannon, Pielou e Simpson. A análise estatística incluirá testes de normalidade (Shapiro-Wilk), ANOVA, testes post-hoc (Dunnet e Tukey) e testes não paramétricos, como Kruskal-Wallis, quando necessário.