(Português do Brasil) Evelyn França Pereira

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

INFLUÊNCIA DA MATURAÇÃO E PROCESSOS DE VINIFICAÇÃO NA QUALIDADE E ACEITABILIDADE DE VINHOS DA CULTIVAR ‘CALARDIS BLANC’ EM CURITIBANOS – SC

Resumo: Com a demanda de uma vitivinicultura sustentável, busca-se a redução nas aplicações de defensivos agrícolas. Diante desse fato, o cultivo de cultivares resistentes a doenças fúngicas tornam-se uma estratégia importante para a produção de vinhos finos de alta qualidade e com impactos ambientais reduzidos. Em busca dessas características, a cultivar ‘Calardis Blanc’ apresenta potencial de cultivo na região, entretanto há a necessidade de estudo de processos de elaboração dos vinhos para avaliar a aceitabilidade pelo mercado consumidor. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo é avaliar a qualidade sensorial e aceitabilidade dos vinhos da variedade ‘Calardis Blanc’ em diferentes pontos de maturação e metodologias de elaboração. As uvas utilizadas no experimento serão provenientes do vinhedo localizado na Área Experimental Agropecuária da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Curitibanos. A elaboração dos vinhos será realizada no laboratório de fermentações da UFSC – Campus de Curitibanos com uvas das safras de 2022/23 e 2023/24 e constituirá em dois experimentos, a saber: 1) Aceitabilidade de vinhos com uvas em três pontos de maturação diferentes, com 110, 100 e 90 MEq de acidez titulável (AT), respectivamente; 2) Aceitabilidade de vinhos elaborados com processo de vinificação com e sem maceração fria, ambos com o mesmo ponto de colheita (100 MEq de AT). Para aferir a qualidade dos vinhos elaborados, serão realizadas análises físicoquímicas e análise sensorial com degustadores treinados. As análises físico-químicas serão realizadas em triplicata com amostras retiradas do tanque (antes do envase) e consistiram em Acidez Titulável (AT), Acidez Volátil, pH, Densidade, Teor Alcoólico, Extrato Seco Total, Cinzas, Sólidos Solúveis Totais (SST), Relação SST/AT e Açucar Residual Total. Para interpretar as reações ao mercado consumidor será realizado o teste de aceitabilidade, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH-UFSC). O delineamento experimental será o Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC), com dois tratamentos para cada experimento, e três repetições. Os dados obtidos das análises físico-químicas serão submetidos a análises não-paramétricas. Para análise sensorial será desenvolvido o teste de aceitabilidade. O software utilizado para análise de dados será o R, pelo ambiente RStudio. Assim, espera-se identificar o ponto de maturação e o método de vinificação mais adequado para elaboração de vinhos com potencial de aceitação e mercado.