(Português do Brasil) Sementes crioulas de Frei Rogério para aumentar a segurança alimentar na Amazônia

30/05/2023 20:35

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Sementes crioulas selecionadas, mantidas e gentilmente doadas pelo agricultor,  guardião de sementes e  parceiro do PPGEAN-UFSC/Curitibanos,  Gerson Mauro  Fertig, de Frei Rogério, fazem parte de uma iniciativa que visa resgatar o cultivo de variedades de milho indígenas bem como de outras variedades crioulas de arroz de sequeiro, feijão, entre outras nas comunidades tradicionais da Floresta Nacional (FLONA) – Tapajós, no Sudoeste do Pará, uma das mais tradicionais Unidades de Conservação de Uso Sustentável do ICMBio, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. O objetivo principal é assegurar e ampliar a segurança alimentar nessas comunidades e ao mesmo tempo resgatar o cultivo e manejo de variedades tradicionais ou crioulas por parte dessas comunidades. A iniciativa esta sendo conduzida pelo docente do PPGEAN Prof. Miguel Pedro Guerra, conta com a colaboração da Profa.  Karine L. dos Santos.  Prof. Miguel está participando de um projeto denominado “Polo de Bioeconomia da Amazonia”, financiado pelo SEBRAE, coordenado pelo Museu da Amazônia (https://mucamazonia.org), que opera sob concessão da Ama Brasil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada à preservação do patrimônio histórico, artístico e ambiental atrelado ao desenvolvimento cultural e social da Amazônia.

Nas instalações do MuCA está  sendo estabelecida uma coleção de germoplasma de sementes de variedades tradicionais e o modelo pretende operar com guardiões e multiplicadores de sementes em cada uma das 29 comunidades tradicionais da FLONA-Tapajós.

O agricultor Gerson Fertig cultiva, preserva e distribui mais de 200 variedades de milho, feijão, arroz, girassol, ervilha e outras variedades crioulas. Sementes crioulas são produto do manejo e seleção por pequenos agricultores por longo tempo e são adaptadas a ambientes variados, mais nutritivas e mais tolerantes à condições ecológicas e de solo limitantes, bem como ao ataque de pragas e doenças.  Essas sementes são mais adequadas à praticas agroecológicas de manejo e geram maior independência em relação à insumos externos às comunidades. Iniciativas desse gênero têm sido estabelecidas e ampliadas na América Latina, África e Ásia objetivando aumentar a diversidade agrícola em cultivo, manter e distribuir as sementes tradicionais,  garantir e ampliar a segurança alimentar das comunidades beneficiadas e gerar excedentes para a comercialização e processamento alimentar.

Comments